Teatro Ópera de Arame será revitalizado em ação comemorativa ao Dia Nacional da Limpeza

Ações de cidadania e divulgação de vagas de trabalho para deficientes físicos no Paraná também fazem parte da programação

 

A VIII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental será realizada no dia 19 de setembro, nos principais cartões postais do País, simultaneamente. No Paraná, o evento é promovido pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em parceria com Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR).

A iniciativa acontece em várias cidades brasileiras com a coleta de lixo e limpeza ambiental em locais públicos, porém, na Capital Paranaense será adotado um modelo diferenciado. Como Curitiba é referência nacional pela ausência de lixo nas ruas e espaços públicos, o movimento planeja uma grande ação que terá como cenário o Teatro Ópera de Arame, um dos atrativos turísticos da Capital. Em anos anteriores, esta mesma ação revitalizou espaços como o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Garibaldi. “Curitiba acaba sempre inovando na ação, pois aqui felizmente o conceito de limpeza faz parte do dia a dia da população. O que mostraremos é a diferença que um profissional da limpeza aliado às mais novas tecnologias pode fazer em um local”, garante Adonai Arruda, presidente do SEAC-PR. Tendo como parceiros o Sindicato dos Empregados do Asseio e Conservação (Siemaco) e a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) o evento também contará com uma ação de cidadania que pretende arrecadar brinquedos, livros e materiais escolares para distribuição. O evento também conta com o apoio do Parque das Pedreiras.

Além de maquinários cedidos pela Karcher, uma das principais fornecedoras do setor de asseio e conservação, o evento terá atrações diferenciadas, como a limpeza em altura, que será realizada pelo parceiro e instrutor da Facop, Padilha Treinamentos, e a apresentação do grupo Regional Sabiá, que trará a animação do Nordeste tanto para quem estará dando o show de limpeza, como para o público que poderá conferir as duas atrações.

Outro objetivo da ação é chamar a atenção para o uso racional da água, descarte correto dos resíduos. “Os equipamentos utilizados pelo setor de asseio e conservação são tecnologicamente avançados. Utilizam o mínimo de água possível e alguns dispensam a energia elétrica. É possível limpar, higienizar e deixar os ambientes mais saudáveis e propícios para o convívio e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, afirmou Adonai Arruda, presidente do SEAC-PR.

Vagas de trabalho – Durante o evento, a Central de Empregos Facop em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), divulgará as vagas oferecidas pelo segmento a pessoas com deficiência física. “Para ser efetivado, o candidato não precisa ter experiência na área. O Paraná é o único no Brasil a contar com o suporte de uma instituição especializada na capacitação profissional: a Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (FACOP), que oferece cursos gratuitos e prepara o trabalhador para o mercado de trabalho”, disse Arruda. O cadastramento será realizado na hora, em uma das tendas montadas pela organização. É necessário apenas levar a carteira de trabalho e documento de identidade.

A edição paranaense da Ação Nacional Febrac será promovida em conjunto com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR), em parceria com a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) e com o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Siemaco). Tem como apoiadores: Karcher, líder mundial em sistemas de limpeza, Padilha Treinamentos e Parque das Pedreiras.

 

 

SERVIÇO

VIII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental / Paraná

Revitalização do Teatro Ópera de Arame

Recrutamento de pessoas com deficiência

19 de setembro, 9h

Rua João Gava, S/N, Abranches, Curitiba-PR

Entrada franca

Informações: (41) 3223-0440

 

 

 

 

 

Informações para a imprensa

Fabiula Blum

(41) 8421-8056