Teatro Ópera de Arame foi revitalizado em ação comemorativa ao Dia Nacional da Limpeza

Ações de cidadania e divulgação de vagas de trabalho para deficientes físicos no Paraná também fizeram parte da programação

 

A VIII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental aconteceu no dia 19 de setembro, nos principais cartões postais do País, simultaneamente. No Paraná, o evento foi promovido pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em parceria com Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR).

Com o tema Limpeza é Show, em Curitiba, o cenário foi o Teatro Ópera de Arame, um dos atrativos turísticos da Capital. Em anos anteriores, esta mesma ação revitalizou espaços como o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Garibaldi. “As equipes das empresas do setor de asseio e conservação trabalharam unidas, juntamente com o sindicato patronal, o laboral e outros parceiros que apoiaram e viabilizaram o evento. Foi uma grande ação, de ampla repercussão”, garante Adonai Arruda, presidente do SEAC-PR. Tendo como parceiros o Sindicato dos Empregados do Asseio e Conservação (Siemaco) e a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) o evento também promoveu uma ação de cidadania que pretende arrecadar brinquedos, livros e materiais escolares para distribuição. O evento também contou com o apoio do Parque das Pedreiras. “Quando nos fizeram o convite para apoiar o Dia Mundial da Limpeza, aceitamos com muita satisfação, pois sabemos a qualidade dos serviços prestados pelas empresas paranaenses, e por conhecermos os ideais da FACOP”, afirmou Helio Pimentel, diretor do Parque das Pedreiras.

Além de maquinários cedidos pela Karcher, uma das principais fornecedoras do setor de asseio e conservação, o evento teve atrações diferenciadas, como a limpeza em altura, realizada pelo parceiro e instrutor da Facop, Padilha Treinamentos e a apresentação do grupo Regional Sabiá.

Outro objetivo da ação foi chamar a atenção para o uso racional da água e descarte correto dos resíduos. “Os equipamentos utilizados pelo setor de asseio e conservação são tecnologicamente avançados. Utilizam o mínimo de água possível e alguns dispensam a energia elétrica. É possível limpar, higienizar e deixar os ambientes mais saudáveis e propícios para o convívio e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, afirmou Adonai Arruda, presidente do SEAC-PR.

Para Manassés Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação (SIEMACO), esta ação também serviu para mostrar a importância do setor. “É um setor unido e organizado que precisa de uma regulamentação e o Siemaco está buscando sempre mobilizar as lideranças para esta necessidade”, declarou.

Vagas de trabalho – Durante o evento, a Central de Empregos Facop em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), divulgou as vagas oferecidas pelo segmento a pessoas com deficiência física. “Algumas vagas ainda estão em aberto e os interessados podem entrar em contato com a nossa Central, pelo site www.facop.org.br. O Paraná é o único no Brasil a contar com o suporte de uma instituição especializada na capacitação profissional: a Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (FACOP), que oferece cursos gratuitos e prepara o trabalhador para o mercado de trabalho”, disse Cassia Almeida, superintendente executiva da FACOP.

A edição paranaense da Ação Nacional Febrac foi promovida em conjunto com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR), em parceria com a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) e com o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Siemaco). Teve como apoiadores: Karcher, líder mundial em sistemas de limpeza, Padilha Treinamentos e Parque das Pedreiras.

 

DSC_3175

DSC_3274 DSC_3252