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Evento que marcou
sucessão do empresário Adonai Arruda contou com a presença do vice-governador
do Paraná e grandes nomes do setor de facilities do Brasil
Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas na Fecomércio, em
Curitiba, na cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato de Empresas do
Asseio e Conservação do Estado do Paraná, o SEAC-PR. Depois de mais de 20 anos
à frente do Sindicato, o empresário Adonai Arruda fez a sucessão para Rogério Bueno
de Queirós, presidente e diretor da empresa Elo Facilities. “O maior legado que
recebo da história do SEAC-PR é a credibilidade, e isso devemos muito à
história que o Adonai construiu. Por isso, nessa nova gestão, a ideia é
fortalecer o setor e as entidades de classe, assumindo nosso papel de
protagonistas na geração de emprego, renda e no desenvolvimento do país e
lutando para honrar nossas trabalhadoras e trabalhadores, que mostraram,
durante a pandemia, muita força, determinação e sobretudo valor”, disse o novo
presidente.
A nova gestão chega com o desafio de lutar por interesses do
setor e por pautas como o estatuto do menor aprendiz, das cotas para PCDs, mas,
sobretudo por mais representatividade no que diz respeito às reformas
tributárias e trabalhistas. “Temos que estar cada vez mais fortes para que
deputados e senadores ouçam o setor e entendam que somos essenciais para o
crescimento econômico”, reforçou Rogério.
O empresário Adonai Arruda, que já presidiu também a
Federação mundial e nacional do setor, lembrou o quanto a ação unificada com
entidades que representam os trabalhadores também fazem a diferença nessa luta.
“O homem é um ser social. E sendo assim, ele só avança com a união. Assim, a
economia também só se solidifica quando as pessoas se unem. Uma das conquistas
do SEAC-PR, e que explica o avanço em diversas pautas do setor, é o bom
relacionamento com representantes dos trabalhadores. E é essa característica
que faz com o que o Paraná saia à frente no setor”, explicou Adonai.
O evento contou com a participação do vice-governador e
presidente da Fecomércio, Darci Piana. “É muito importante termos essa
confluência entre empresários e governo do Estado. O Paraná teve um dos maiores
índices de geração de emprego, e muito se deve ao setor do asseio e conservação
e facilities, que emprega milhares de pessoas e gera muitas oportunidades de
crescimento”, disse o vice-governador.
Durante a posse da gestão 2022-2026, estiveram também presentes o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço, Febrac Nacional, Renato Fortuna Campos, o Superintendente Regional do trabalho e Previdência, Paulo Kroneis, o presidente da World Security Federation, Jerferson Simões, o presidente do Siemaco Curitiba e da Feaconspar, Manassés Oliveira, o presidente da Associação Comercial do paraná (ACP), Camilo Turmina, e do auditor fiscal e chefe da seção de relações do trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, Luis Fernando Busnardo.
Estados representados
em Curitiba
Após a cerimônia de posse, presidentes dos SEACs de diversos
estados e associados da Febrac participaram de uma Assembleia Geral que, entre
outros assuntos, tratou de pautas como o Encontro Nacional de Empresas do
Asseio e Conservação, o Eneac 2022, que acontece no mês de maio, a questão do
teletrabalho para o setor, auxilia alimentação e PAT, o uso de máscaras, a
questão do menor aprendiz e o RELP – Programa de Reescalonamento do Pagamento
de Débitos no Âmbito do Simples Nacional.

22/06/2022
Cerca de 5 mil m² do
famoso calçadão de Curitiba passará por processo que inclui raspagem de
chicletes, varrição e aplicação de produtos profissionais
Domingo a Rua XV de Novembro vai acordar mais bonita. Isso
porque uma ação coordenada pela Fundação do Asseio e Conservação do Estado do
Paraná (FACOP) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), com apoio do Sindicato
das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e Spartan do Brasil,
vai levar para cerca de 5 mil m² do calçadão uma grande lavação profissional,
que envolverá cerca de 50 pessoas. Além da já tradicional varrição pela qual o
local passa diariamente, na ocasião será realizada a raspagem de chicletes do
petit pavê e a aplicação de produto específico. Toda a operação terá início às
19h30 e previsão de término às 00h.
“Todo o nosso entorno precisa ser preservado para manter a
animação do comércio. Por isso, a lavação das duas quadras servirá para que
demais lojistas ao longo do calçadão busquem a preservação como meio de
multiplicar o movimento em função da melhoria ao longo da via, tornando-a mais
atraente para o ir e vir das pessoas”, disse Camilo Turmina, presidente da ACP.
Para que tudo aconteça de forma tranquila, a ação contará
com a participação de 20 pessoas na coordenação, divididas entre equipes de
limpeza e professores da FACOP. A limpeza estará dividida em cinco etapas,
sendo a primeira delas a raspagem do piso para retirar os chicletes, a varrição
para retirar as sujidades mais superficiais, a aplicação de produtos
específicos que farão uma limpeza mais profunda, a esfregação do produto, e, na
sequência, a retirada e enxágue com o uso de caminhões-pipa.
“Receber o convite da ACP para coordenar esse evento mostra
o quanto a limpeza profissional é essencial. Estamos falando de valorização de
uma categoria que está presente no nosso dia a dia, e poder proporcionar a
revitalização de um espaço tão lindo quanto a Rua XV por meio de profissionais
capacitados, técnicas, produtos e ferramentas é uma forma de dar protagonismo
ao setor de limpeza e aos profissionais envolvidos nela”, conta Cássia Almeida,
executiva da FACOP. A coordenação do evento estima que serão utilizados cerca
de 40 litros de produto biodegradável, cedidos pela Spartan do Brasil para a
realização da ação e que foram autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente.
“O calçadão da Rua XV
não é um calçadão sujo. Afinal, Curitiba é reconhecida entre tantas coisas pelo
asseio. Mas essa é uma ação que será executada por profissionais com
maquinários, produtos específicos e técnicas de limpeza profissional. É uma
limpeza mais profunda, e a ideia é oferecer para os curitibanos que passam pela
XV ainda mais orgulho da nossa cidade”, conta Rogério Bueno de Queirós,
presidente do SEAC-PR, entidade que representa as empresas e profissionais que
estarão atuando na ação.
Além do SEAC-PR, o evento terá o apoio da Prefeitura
Municipal de Curitiba, do Siemaco, da Guarda Municipal de Curitiba, da FAZ. As
empresas que atuarão na limpeza são equipes da Verzani & Sandrini, Orbenk,
Sanetran, Elo, Higiserv, Produserv, Obra Prima e Emparlimp.
Para garantir a segurança de todos os profissionais
envolvidos, haverá a presença de técnicos de segurança do trabalho e a exigência
do uso de EPIs, como óculos de proteção, capas, luvas, botas, entre outros. A
ACP e a FACOP ainda disponibilizarão lanche para os envolvidos.
Serviço
Limpeza Profissional Rua XV de Novembro
Data: 25/06/2022 (sábado)
Horário: a partir das 19h30
Local: Rua XV de Novembro - trecho entre as ruas Presidentes Farias e Rua
Monsenhor Celso.

Um enorme legado. E determinação para continuar escrevendo
uma história de sucesso. É desta maneira que a nova gestão do SEAC-PR chega ao
Paraná a partir de 2022. Hoje, temos um sindicato estruturado, com sede própria,
e com uma Convenção Coletiva de Trabalho flexível e moderna, antenada com as
necessidades do mercado e com um amplo sistema de benefícios, de fundamental
importância para os nossos trabalhadores. Essa foi uma Convenção construída ao
longo de muitos anos de negociação, baseada na confiança e na lealdade de
propósitos entre a parte patronal e a laboral. Podemos dizer que essa é a CCT
da união, da tradição com a inovação, das necessidades dos trabalhadores, com
as condições das empresas e dos mercados, da prevalência do bom segmento sobre
os interesses particulares.
Ainda, não há como assumir esta gestão sem reconhecer e
fazer referência a uma obra extraordinária, inovadora, transformadora. Estou
falando da FACOP, Fundação que hoje não só é replicada em outros estados do
Brasil, mas também por outros países, como é o caso do México. Transformar
sonhos em realidade não é fácil. E o SEAC-PR, em parceria com o Siemaco
Curitiba conseguiu realizar esse sonho, trazendo capacitação e treinamento para
uma camada da sociedade que, por circunstâncias diversas, se veem privadas de
oportunidades de aprendizagem.
Afinal, educar é transformar.
No que diz respeito à nova gestão, enfrentaremos desafios
imensos, especialmente pelo momento conturbado e adverso que atravessamos no
campo político-econômico no cenário nacional. Além de um cenário de polarização
política, de pandemia e até mesmo de guerra, travaremos lutas como a reforma
tributária, o Estatuto do Menor Aprendiz, a questão das cotas para PCDs, além
de precisarmos lutar para o avanço da reforma trabalhista, que já está
seriamente ameaçada, ora por decisões nos tribunais, ora por propostas
eleitoreiras, descoladas da realidade nacional.
Nosso país precisa sair da “UTI das legislações
estapafúrdias” e acabar com esse manicômio tributário e trabalhista que
enfrentamos. Só assim haverá crescimento robusto, sustentável e com geração de
emprego e renda.
Mas para mudarmos isso, prezados empresários, precisamos
fortalecer nossas entidades de classe, assumirmos nosso papel como
protagonistas. O segmento do asseio e conservação não pode se abster do direito
de lutar pelos seus direitos. O primeiro dos motivos é a origem do setor,
forjado por empreendedores que via de regra não são originários da elite do
país. Não temos o poder econômico da indústria ou dos bancos, tampouco eles têm
raízes tão fortes como as nossas.
Outro motivo está na força da nossa trabalhadora. Nossas
agentes de saúde, antigas serventes de limpeza. Vivendo nas chamadas zonas de
risco social, basta olhar para elas para vermos quanta força e determinação têm
essas mulheres. E nós precisamos honrá-las, fazendo com que legisladores do
país tenham o devido respeito com nosso segmento. Na pandemia, enquanto muitos
estavam protegidos em suas casas, nossas trabalhadoras estavam nos hospitais,
nas fábricas, executando suas funções de forma a auxiliar no combate ao vírus,
que trouxe tanto sofrimento para tantas famílias.
Não queremos benesses. Não queremos privilégios. Não
queremos regalias. QUEREMOS RESPEITO. Que as leis respeitem as particularidades
desta atividade tão importante para o nosso país. Um segmento de alta
relevância econômica e social, com a geração de milhões e milhões de empregos e
tributos. Além disso, hoje somos a porta de entrada para o mercado de trabalho
para muitos brasileiros.
Por isso te convido a jogar esse jogo conosco. Vamos juntos
buscar UNIÃO e FORÇA para um novo tempo. Este será nosso lema.
Muito obrigado!
Rogério Bueno de Queirós - presidente do SEAC-PR

Um ano de resiliência. Assim foi 2021. O ano em que a tão desejada
vacinação ganhou força e trouxe novamente esperança para o nosso setor e para o
mundo todo. Conseguimos vislumbrar novas possibilidades e uma nova realidade no
mundo do trabalho e dos negócios. Repensamos nossos protocolos e retomamos
atividades essenciais como é o caso da FACOP, que viu suas salas de aula
novamente com alunos, de forma presencial e segura. Essa retomada trouxe um
novo fôlego e, apesar de sabermos que a pandemia ainda não acabou, estamos mais
preparados e orientados, conscientes do nosso papel no combate ao Covid.
Além disso, 2021 foi um ano de realizações na FACOP.
Nosso material EaD mais uma vez rompeu fronteiras, e ganhou
forças em um momento em que as salas de aulas passaram a ser remotas. Os
investimentos que já foram feitos nesse material provou o quanto a FACOP está
sempre à frente do seu tempo, entendendo que o ensino a distância é um caminho
sem volta, e que torna possível levar o conhecimento a locais e a profissionais
que nem sempre têm a oportunidade de realiza-lo. Quanto orgulho deste material
e de tudo o que ele já proporcionou ao setor do asseio. Entre uma das ações
idealizadas pela Fundação é a parceria com o projeto Fraternidade sem
Fronteiras, organização humanitária que realiza o acolhimento e traz novas
possibilidades a refugiados. Nessa parceria, disponibilizamos os cursos EaD
para que pessoas que tiveram que abandonar seus países tenham uma nova
oportunidade no Brasil.
Ainda, a FACOP foi finalista do prêmio Sesi ODS, motivo de
muito orgulho para todos os envolvidos, afinal, foram mais de 100 instituições
inscritas e a FACOP ficou entre as cinco finais, com um projeto que ressaltava
o valor do capital intelectual da Fundação na democratização da limpeza
profissional em prol ao desenvolvimento sustentável. No projeto, foi abordado
como a instituição agiu estrategicamente durante a pandemia para democratizar o
acesso ao conhecimento na área da limpeza.
Dentre outros projetos desenvolvidos, o da interiorização da
Central de Empregos também merece destaque, pois leva aos trabalhadores e
empresas do Paraná a possibilidade de contar com seleção qualificada de
profissionais, contando com o expertise da FACOP para profissionalizar ainda
mais o setor do asseio. Essa é mais uma ação que só poderia acontecer graças à
parceria que temos com o Siemaco.
A participação da FACOP na edição 100% digital da Higiexpo
também fez história, ofertando conteúdo qualificado a um grande número de
pessoas. Foram tantos acontecimentos, todos eles marcados pelo profissionalismo
e pela dedicação de quem faz a FACOP dia a dia. Que alegria poder contar com um
time como esse e poder enxergar essa história, que vem sendo trilhada com muito
carinho, persistência, resiliência e pioneirismo.
Para os próximos anos, temos como objetivo continuar essa
caminhada, cada vez com mais entusiasmo e inovação. O projeto do Museu da
Limpeza Profissional será um desses projetos, que a partir de 2022 começa a
contar com o apoio de empresas que desejem construir a história da limpeza
profissional e, mais que isso, fazer história no setor do asseio e conservação.
Que seja um ano de grandes obstáculos. Estamos aqui
resilientes para atravessar todos e, como sempre, atingirmos o êxito em tudo
aquilo que nos propomos.