Terceirização de serviços: entenda os benefícios

Cada vez mais contratos terceirizados estão vigentes nas empresas. Saiba os benefícios.

Depois da aprovação da Lei 13.429/2017 e da reforma trabalhista, as relações de trabalho no Brasil vêm sendo alteradas substancialmente. Com todas as mudanças, não apenas os trabalhadores conseguem obter novas possibilidade, como a classe empresarial pode oferecer maiores benefícios e a flexibilização nos contratos. O setor de serviços é um deles, e, historicamente, é o primeiro a atuar em sua maioria com a terceirização.

“Como um setor que em sua maioria não oferece uma atividade-fim, a área que está englobada pelo asseio e conservação sempre teve essa característica da terceirização, e a redução de custos é o principal ponto a ser levado em consideração”, explica o presidente do SEAC-PR, Adonai Arruda.

Por isso, empresas que terceirizam essas atividades têm maiores chances de evoluir em suas atividades-fim, desperdiçando energia naquilo que realmente interessa. Além disso, ao terceirizar um serviço com uma empresa especializada, corre-se menos riscos. “As empresas que oferecem serviços terceirizados de asseio e conservação são especialistas nisso e possuem equipes altamente capacitadas. Além disso, aqui no Paraná, contamos com uma Fundação que é dedicada em capacitar esses profissionais em suas áreas, trazendo assim um diferencial para a empresa prestadora e a segurança para a empresa tomadora do serviço”, diz Adonai.

Já a questão da redução de custos é realmente ponto crucial quando o assunto é terceirização. Em alguns casos, é possível reduzir custos a partir de 30%, uma vez que a folha de pagamento é o que mais onera uma empresa. A gestão desse processo também acaba sendo mais facilitada, uma vez que há redução de tempo gasto na gestão do serviço e um resultado mais eficiente.

Para que isso aconteça de forma saudável e com sucesso, é preciso, no entanto, planejar e certificar-se que as empresas prestadoras de serviço sejam confiáveis. Estarem associadas à entidade representativa da categoria é uma dessas premissas, assim como estar em dia com suas obrigações jurídicas. Desta forma ao terceirizar a área de asseio e conservação, a empresa estará contribuindo para o seu desenvolvimento.