Responsabilidade Social: você sabe a importância?

Você já deve ter ouvido este termo. Hoje, cada vez mais as empresas, como forma de minimizar os mais variados que causam ao meio ambiente e socialmente, estão sendo exigidas a ter em seus valores justamente isso: responsabilidade social.

Mas, e você sabe o que significa este termo?

A responsabilidade social é, basicamente, quando as empresas buscam contribuir para uma sociedade mais justa e ambientalmente melhor. A ideia é minimizar os impactos negativos causados pelas empresas de forma ética e transparente.

Atualmente, este tem sido um dos conceitos mais importantes na hora de contratar uma empresa, e ser social e ambientalmente responsável pode ser um diferencial bem grande na hora de participar de uma licitação ou até mesmo na hora de assinar contratos.

A equação é simples: vivemos em uma crise econômica e social. Cada vez mais o bem-estar da população vem sendo prejudicado. Consequentemente, se o mundo piora, sua empresa e sua vida também. Consumo, economia e negócios são os primeiros a serem prejudicados. Ou seja, seu negócio pode ser afetado diretamente, caso não tenhamos uma postura diferente.

Pensando nisso, a FACOP, entidade mantida e criada pelo e para o setor do asseio, única neste molde e que garante educação, empregabilidade, saúde e segurança do trabalho, possui diversos projetos que garantem à sua empresa a responsabilidade social.

SIM! Os projetos que a Fundação desenvolve podem ser a garantia de responsabilidade social para a sua empresa. Afinal, a entidade é um braço do setor e atua sempre com o objetivo de trazer benefícios não só para os trabalhadores, mas sobretudo às empresas, que têm na Fundação um aporte nas mais diversas situações.

Para quem não sabe, a Fundação participa de dois programas de grande relevância. Um deles é o Pacto Global, do qual é signatária. Desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o pacto é uma iniciativa que pretende mobilizar empresas para a utilização de práticas dotadas de valores voltadas ao desenvolvimento social e sustentável, buscando assim um mundo mais igualitário e inclusivo. O programa foi desenvolvido tendo como base as áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção baseado em 10 princípios.

Outra iniciativa desenvolvida pela Fundação é a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), programa também da ONU que é uma continuidade dos Objetivos do Milênio, e, que estabelece 17 objetivos a serem cumpridos, criando assim uma política de desenvolvimento social no mundo todo. A FACOP, no ano de 2016, oficialmente aderiu ao programa e vem desenvolvendo ações que busquem englobar todos os objetivos definidos pela ONU e, desde sua criação e pela atuação que desenvolveu nesses 15 anos de atuação, a Fundação já atinge 11 dos 17 objetivos, mostrando que é realmente uma instituição comprometida com o lado social.

Essa é uma conquista que não é exclusiva da FACOP, mas sim de todas as empresas que fazem da FACOP um instrumento de fortalecimento do setor. Ao se comprometer com os ODSs, o setor do asseio e conservação torna-se comprometido com a responsabilidade social.

Ainda, a FACOP desenvolve diversas outras atividades que beneficiam a comunidade. Saiba mais acessando o site da FACOP.