Qual é o papel de um gestor de facilities?

Cada vez mais a terceirização vem se tornando uma excelente maneira de realizar a gestão de serviços essenciais de empresas que se mostram onerosas quando absorvidas internamente. Com a ampliação desse modelo de negócio, é preciso repensar o papel do gestor de facilities e de que maneira é possível melhorar a eficiência do serviço prestado com o que, em inglês, é chamado de facilities management.

Um bom gerenciamento é fator essencial para que as empresas busquem uma funcionalidade produtiva, ou seja, coordene recursos humanos, processos, procedimentos, tecnologia, de forma a obter sempre os melhores resultados. As práticas que se encaixam dentro do conceito de facilities são aquelas que estão presentes no dia a dia de muitas empresas, e que levam à melhoria de processos como um todo.

A limpeza é um dos serviços que se enquadram nessa categoria, e do o SEAC-PR é categoria representativa. Toda empresa que contrata um serviço de limpeza é preocupada em ofertar serviços de qualidade e proporcionar um bom ambiente para seus colaboradores, por isso, empresas tomadoras de serviço devem se preocupar em ofertar uma boa gestão de facilities.

A primeira recomendação no que diz respeito à gestão nessa área é a redução de custos. Como já foi dito, muitos dos serviços ofertados por empresas de facilities podem se tornar onerosos quando absorvidos internamente. Assim, ao realizar uma boa gestão da prestação de serviços, é possível obter redução nos gastos e investimentos em outras áreas da empresa.

Além disso, com a terceirização de serviços como a limpeza, por exemplo, há um aumento na qualidade do serviço, afinal, uma empresa especializada é focada em ofertar aquele serviço da melhor maneira. Com isso, as empresas podem se dedicar seus esforços na melhoria das suas atividades-fim.

Um gestor de facilities também é a pessoa responsável por garantir que os trabalhadores da prestadora de serviço esteja alinhado aos valores de sua empresa, sendo uma ponte entre tomador e prestador.

Assim, com a contratação de uma boa empresa prestadora de serviço, aliada a uma boa gestão é possível não só reduzir custos e obter serviços de maior qualidade, mas, sobretudo, buscar melhores resultados.