FACOP

FACOP apresenta “piloto” de programa EAD no exterior

Iniciativas como a criação da FACOP – Fundação do Asseio e Conservação do Estado Paraná, colocam o SEAC-PR como referência internacional em termos de capacitação e aprimoramento da mão de obra no segmento, incluindo o acompanhamento da saúde e das condições de trabalho. A Fundação nasceu há 12 anos e nesse período já capacitou mais de 20 mil profissionais. Se tornou pioneira na qualificação profissional e continua crescendo e buscando cada vez mais novas frentes de atuação, visando exclusivamente aprimorar os trabalhadores do setor para que ganhem especialização e façam um trabalho personalizado e de qualidade.

A Fundação administra o Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda, com capacidade para atender 350 alunos simultaneamente em laboratórios próprios para cursos práticos, salas de aulas e biblioteca, além de auditório dotado de tecnologia de última geração e refeitório. O centro oferece capacitação em higienização, desinfecção em áreas hospitalares e estabelecimento de assistência a saúde (EAS). Ainda há o laboratório de copeiragem. Um grande diferencial da estrutura é o laboratório de tratamento de pisos, onde os profissionais aprendem técnicas específicas e a utilizar produto equipamentos certos para tratar os diferentes tipos de pisos.

Os cursos disponibilizados gratuitamente aos associados têm conteúdo pedagógico desenvolvido por especialistas em asseio e conservação, com programa específico para atender às necessidades do mercado. Todo o material utilizado durante as aulas é gratuito, assim como o transporte que leva os alunos da região central de Curitiba até o Centro de Educação Profissional. As refeições são subsidiadas e feitas no refeitório da Fundação.

A Central de Vagas FACOP, outro departamento administrado pela Fundação, recruta trabalhadores e capta as vagas abertas pelas empresas, fazendo um trabalho de cruzamento de informações, cujos resultados têm obtido índices de assertividade animadores. Com isso, o setor se fortalece e tem profissionais cada vez mais capacitados e satisfeitos. Essa estrutura possui uma equipe capacitada e dedicada, que atua ativamente na área de Recursos Humanos e está sempre à disposição dos trabalhadores que buscam colocação no mercado, e dos empresários que procuram profissionais qualificados para preencher suas vagas.

O SESMT Coletivo FACOP foi criado para reforçar ainda mais sua atuação no mercado. Criado no ano passado, é o primeiro Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) Coletivo do País. Foi instituído para auxiliar os empresários do setor a promover a saúde e a segurança de forma padronizada. O serviço se configura como mais uma ação de valorização a todas as pessoas que atual no asseio e convervação no Paraná. Uma equipe multidisciplinar, própria e especializada, faz do SESMT Coletivo FACOP referência na promoção da saúde e segurança do trabalho de forma padronizada.

Atualmente a matriz curricular da FACOP é composta por 57 cursos de capacitação e qualificação, contemplando as diversas funções do setor. O programa implementado está pautado numa formação básica para em seguida atingir níveis intermediários e culminando numa etapa mais avançada, com cursos direcionados à área onde os profissionais atuam. Além disso, a FACOP desenvolveu a plataforma EAD, especialmente para atender às demandas de capacitação e qualificação na área, com cursos online. O material foi desenvolvido em forma de vídeo-aulas e apostilas com a participação dos professores que ministram os cursos presenciais na FACOP.

Mais informações sobre a a FACOP acesse www.facop.org.br.