Curitiba mais limpa: Praça Generoso Marques passará por revitalização

Ação é uma realização do Sindicato das Empresas do Setor do Asseio e Conservação e reunirá profissionais do setor de limpeza profissional

No dia 15 de setembro, quem passar pela praça Generoso Marques, em frente ao Paço da Liberdade, irá se deparar com equipes dando um verdadeiro show de limpeza. O mutirão é parte de uma ação realizada todos os anos pelo SEAC-PR, sindicato que representa as principais empresas de prestação de serviços de limpeza e conservação do estado, e que já limpou espaços públicos como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Praça Garibaldi e a Rua XV de Novembro.

“Para nós do setor do asseio é muito importante trazer para as ruas de Curitiba uma ação como esta, que não só limpa como também revitaliza um dos mais tradicionais pontos de Curitiba. Esse é um movimento que reforça o compromisso das empresas com a cidade e com o bem-estar dos curitibanos”, afirmou Adonai Arruda, presidente do SEAC-PR.

Conhecida como Ação Febrac, esta é uma iniciativa da Federação Brasileira do Asseio e Conservação, e acontece simultaneamente em todas as capitais. E, todos os anos, a cidade de Curitiba se destaca pela limpeza de um ponto turístico, movimentando a capital e proporcionando um espetáculo de limpeza.

Além de limpar o calçadão, a ação irá ainda raspar todo o chiclete que está grudado no petit pavet, assim como aplicar produtos específicos e profissionais que garantirão que o piso seja não só limpo, mas também desencardido. A estátua do Barão do Rio Branco também passará por uma lavação. Durante a ação, cerca de 50 profissionais estarão envolvidos na limpeza profissional e a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná, a FACOP, é quem estará coordenando toda a limpeza.

Vagas PCD

Todos os anos, durante a ação, é realizado também um esforço para o cadastramento de pessoas com deficiência para vagas do setor do asseio e conservação. São diversas oportunidade, como recepção, portaria, vigia e controlador de acesso, além das vagas específicas de limpeza. Neste ano, serão diversas vagas destinadas a este público e uma equipe da Central de Empregos da FACOP estará lá realizando o cadastro de currículos lá mesmo, das 09h às 13h na Praça.

“Temos bastante dificuldade em recrutar esses candidatos, e aproveitamos a visibilidade que a ação tem para poder selecionar o maior número possível de trabalhadores que se enquadrem nesse perfil”, conta Cássia Almeida, executiva da FACOP.

Um dos objetivos da ação é conscientizar as pessoas que há espaço no mercado de trabalho para pessoas com os mais diferentes acometimentos. “Quando se fala em candidato PCD estamos falando desde aquela pessoa que tem uma perda de audição, até aquela pessoa que é cadeirante, não há nenhum tipo de restrição. Mesmo assim, tem sido bem difícil para as empresas angariarem candidatos, e a receptividade acaba sendo muito pequena. Esperamos que com essa ação consigamos sensibilizar os candidatos para que eles absorvam essas vagas”, explica Adonai.

Serviço:

XI Ação Febrac

Local: Praça Generoso Marques – em frente ao Paço da Liberdade

Data: 15/09/2018

Horário: das 08h às 13h